quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Fábio Faria revela que Iberê é contra antecipação de escolha do candidato governista

O deputado federal Fábio Faria (PMN) revelou, nessa manhã, em entrevista ao CORREIO DA TARDE, que o vice-governador Iberê Ferreira de Souza (PSB), pré-candidato ao governo do Estado para as eleições de 2010, é contra a antecipação da escolha do candidato que representará o grupo para este mês de outubro.

Segundo Fábio, Iberê reforçou, em conversa com membros da Unidade Potiguar – formada por PMN, PR, PP e o deputado federal Henrique Alves (PMDB) –, que também defende que a escolha do candidato governista seja feita somente em dezembro deste ano.

Fábio Faria desmentiu a especulação de que o seu pai e pré-candidato ao governo, deputado estadual Robinson Faria (PMN), recebeu convite da governadora Wilma de Faria (PSB) para ser o vice da chapa de Iberê nas eleições do próximo ano. “Esse convite para ser vice nunca existiu. Durante a conversa com o deputado Robinson, a governadora propôs a antecipação da escolha do candidato e ele disse que iria conversar com o grupo antes de se pronunciar sobre isso”, contou.

De acordo com o deputado federal, a UP se posicionou contra a antecipação da data por ainda não haver critérios de escolha. Além disso, o deputado lembrou que o grupo ainda não encomendou pesquisas de opinião, que indicam o índice de aceitação popular dos que pretendem disputar sua sucessão. “Em nenhum momento, Wilma citou que iria escolher Iberê. Ela simplesmente sugeriu uma antecipação, o que provocou essa dedução das pessoas”, declarou.

Fábio destacou ainda que a especulação sobre a suposta decisão da governadora de apoiar Iberê, preterindo os demais governadoráveis da base, surgiu devido ao fato de ela querer escolher o candidato sem os critérios de escolha serem estabelecidos pelos membros da base.

A conversa da governadora com Robinson foi tratada como uma sugestão pelos membros da Unidade Potiguar, que, ao conversarem com Iberê, preferiram não acatar o pedido da pessebista. A UP, liderada por Henrique, e em consonância com Iberê conseguiu fazer a governadora recuar da decisão, pelo menos por enquanto.

O grupo iria se reunir amanhã para discutir estratégias rumo às eleições do próximo ano. Mas, devido à visita do peemedebista às obras do Rio São Francisco ao lado do presidente Lula (PT), o encontro foi adiado. De acordo com Faria, “tudo continua como antes”, sem divergências ou definições. A UP também conversará ainda com o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT), que também é pré-candidato ao governo.

Divergências

As divergências na base governista giram em torno da data de escolha do candidato que representará o grupo. A UP e Iberê defendem a indicação do nome em dezembro deste ano. Wilma de Faria e o deputado estadual Fernando Mineiro (PT) sugerem a definição o mais rápido possível, para coibir o crescimento da candidata de oposição, senadora Rosalba Ciarlini (DEM). Já Carlos Eduardo prefere que a base tome posição somente em maio do próximo ano.

Nenhum comentário:

Número de visitas