sábado, 18 de setembro de 2010

Fátima Bezerra e Micarla de Sousa voltam à campanha de 2008 nas eleições 2010


As eleições estaduais deste ano estão sendo palco de uma revanche do pleito de 2008, quando a então deputada estadual Micarla de Sousa (PV) venceu a disputa pela Prefeitura de Natal contra a deputada federal Fátima Bezerra (PT). Depois daquela eleição, as duas já até participaram de alguns eventos juntas, como a inauguração da Praça das Mães e a visita do presidente Lula (PT) à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Pajuçara. Mas, foi só chegar a campanha deste ano que as adversárias resolveram rearmar os palanques do passado.

Micarla apoia as candidaturas da senadora Rosalba Ciarlini (DEM) para o governo e dos senadores José Agripino (DEM) e Garibaldi Filho (PMDB) à reeleição. Fátima trabalha pela reeleição do governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) e vota na ex-governadora Wilma de Faria (PSB) e no ex-vereador Hugo Manso (PT) para o Senado. Com posições tão divergentes e a lembrança da disputa recente pela prefeitura, era questão de tempo as duas começarem a trocar ataques.

Micarla, primeiramente, foi alvo da campanha de Iberê. Como forma de atingir a candidata Rosalba Ciarlini, o marketing do governador começou a mostrar as falhas da gestão da prefeita. A propaganda eleitoral do pessebista lembra que Rosalba apoiou Micarla e que a prefeita apoia a senadora. Em resposta, a gestora da capital disse que não tem medo de pancada e avisou: “os mesmos derrotados de 2008 serão derrotados em 2010”. Ela também acusou o governador de trabalhar contra Natal.

Em entrevista a uma rádio de Natal, Micarla de Sousa declarou que o governo, por não ter conseguido eleger o prefeito de capital, está boicotando a cidade. “Querem matar [a cidade] por inanição, por falta de comida. Antes, tínhamos R$ 75 milhões em convênios com o Governo do Estado e na minha gestão [1 ano e 8 meses] caímos para R$ 21 milhões. O Governo nunca mandou um real sequer para a Prefeitura e fica travando o Pró-transporte. Por que faz isso? Não tem justificativa porque eles não repassam o recurso pra gente. O que eu quero é que a obra seja feita. Natal não pode pagar por picuinha, por mesquinhez de quem não está fazendo sua parte”, criticou.

Os ânimos se exaltaram entre Micarla e Fátima após a participação da petista em um manifesto dos professores, em frente à Prefeitura. A prefeita acusou, indiretamente, a deputada de orquestrar uma barreira contra Natal em Brasília. Mais claramente, o assessor para assuntos especiais da gestora, Eugênio Bezerra, afirmou pelo Twitter, que a petista não esqueceu a derrota de 2008 e que, por isso, trabalha contra a cidade em Brasília. As críticas sutis de Micarla e pesadas de Eugênio fizeram a deputada se pronunciar.

Em nota, Fátima disse que a gestora é incompetente e não está sabendo aproveitar os recursos já garantidos em Brasília. “Acredito que já é hora da prefeita Micarla de Sousa descer do palanque e começar a administrar a cidade com competência. Assumir a falta de competência que tem caracterizado esses dois anos de gestão e tentar, pelo bem do povo, corrigir esse apagão administrativo. Nessa campanha, tenho revisitado todos os bairros de Natal e o que vejo é a revolta do povo com a gestão municipal. Natal não merecia isso”, afirmou a parlamentar.

Para Fátima, a prefeita resolveu escolhê-la para justificar a sua “má administração”. A deputada culpou a prefeita pela redução de recursos oriundos de Brasília. “Nosso mandato ainda espera que a Prefeitura realize as obras das emendas que ficaram pendentes, como as obras do Mercado Modelo (o mercado das Rocas), a creche do bairro Planalto, as obras do bairro Nossa Senhora da Apresentação, além de várias praças nas quatro zonas da cidade”, alfinetou. Continuamos a alocar recursos para Prefeituras que, com competência, realizam as obras que o povo espera e necessita”, alfinetou.

Nenhum comentário:

Número de visitas