terça-feira, 27 de julho de 2010

Passado de candidatos vira alvo de ataques

En­quan­to a cam­pa­nha elei­to­ral deste ano ainda está "morna" nas ruas, a ri­va­li­da­de entre os ad­ver­sá­rios nas dis­pu­tas para o Go­ver­no e pelas duas vagas no Se­na­do acir­ra os âni­mos na in­ter­net. Par­ti­dá­rios dos prin­ci­pais can­di­da­tos di­vul­gam ví­deos que mos­tram in­coe­rên­cia po­lí­ti­ca e até es­cân­da­los de cor­rup­ção en­vol­ven­do ad­ver­sá­rios. A es­tra­té­gia tam­bém de­ve­rá ser se­gui­da pelos can­di­da­tos de par­ti­dos pe­que­nos, du­ran­te a pro­pa­gan­da elei­to­ral gra­tui­ta no Rádio e na Te­le­vi­são.

Os ví­deos que dei­xam os can­di­da­tos em si­tua­ção com­pli­ca­da estão todos dis­po­ní­veis no site You­tu­be. Cabe aos par­ti­dá­rios a di­vul­ga­ção das ima­gens. Eles uti­li­zam as redes so­ciais, prin­ci­pal­men­te Orkut e Twit­ter, para atin­gir o ob­je­ti­vo final: fazer as gra­va­ções che­ga­rem até os de­mais elei­to­res.

Na dis­pu­ta entre os se­na­do­res, a "guer­ra dos ví­deos" co­me­ça co­lo­can­do em xeque a coe­rên­cia dos can­di­da­tos. De­fen­so­res das can­di­da­tu­ras dos se­na­do­res José Agri­pi­no (DEM) e Ga­ri­bal­di Filho (PMDB), que fazem do­bra­di­nha nesta elei­ção, di­vul­gam ima­gens nas quais a ex-governadora Wilma de Faria (PSB), can­di­da­ta a se­na­do­ra, apa­re­ce elo­gian­do o pee­me­de­bis­ta, de quem foi alia­da, quan­do era pre­fei­ta de Natal.

Agri­pi­nis­tas e ga­ri­bal­dis­tas tam­bém pre­pa­ram ima­gens cri­ti­can­do a alian­ça fir­ma­da entre a ex-governadora e a de­pu­ta­da fe­de­ral Fá­ti­ma Be­zer­ra (PT), ad­ver­sá­rias fer­re­nhas do pas­sa­do que se alia­ram em 2006. No vídeo, apa­re­ce Fá­ti­ma cri­ti­can­do Wilma. A pe­tis­ta diz que sua alia­da é con­ser­va­do­ra e cri­ti­ca as ges­tões rea­li­za­das pela pes­se­bis­ta à fren­te da Pre­fei­tu­ra de Natal. Na mesma pro­du­ção au­dio­vi­sual, os par­ti­dá­rios dos se­na­do­res acres­cen­ta­ram um de­poi­men­to de Wilma elo­gian­do a de­pu­ta­da.

Os wil­mis­tas não dei­xa­ram ba­ra­to. Eles di­vul­gam ima­gens que mos­tram a an­ti­ga ri­va­li­da­de po­lí­ti­ca entre Agri­pi­no e Ga­ri­bal­di. São dois ví­deos. O pri­mei­ro é a gra­va­ção de um co­mí­cio das elei­ções de 1998, quan­do os dois dis­pu­ta­ram o go­ver­no. "O pre­sen­te que Ga­ri­bal­di deu ao pobre foi o au­men­to na conta de luz, quan­do ven­deu a Co­sern", cri­ti­ca o de­mo­cra­ta, na época can­di­da­to do PFL.

O outro vídeo di­vul­ga­do na rede foi gra­va­do após a elei­ção da­que­le ano, ven­ci­da pelo pee­me­de­bis­ta no pri­mei­ro turno. Na ima­gem, José Agri­pi­no con­ce­de en­tre­vis­ta a uma emis­so­ra de te­le­vi­são. Ele diz que seu então ad­ver­sá­rio tem "duas caras", e que, por tanto, não me­re­ce con­fian­ça. "Um dia Ga­ri­bal­di diz uma coisa. No outro dia, diz outra. Eu nunca sei com qual Ga­ri­bal­di eu estou fa­lan­do", ataca o se­na­dor.

Ga­ri­bal­di tam­bém é alvo dos mi­li­tan­tes wil­mis­tas. Con­tra o se­na­dor, eles di­vul­gam ima­gens gra­va­das no pro­gra­ma elei­to­ral da ex-governadora em 2006, quan­do Wilma o der­ro­tou na dis­pu­ta pelo go­ver­no. O pro­gra­ma, que tem como tí­tu­lo "Venda da Co­sern. Muito di­nhei­ro para pouca obra" su­ge­re que os re­cur­sos ob­ti­dos com a pri­va­ti­za­ção da em­pre­sa de ener­gia, du­ran­te o pri­mei­ro go­ver­no Ga­ri­bal­di, foram mal uti­li­za­dos por ele, que go­ver­nou no Es­ta­do de 1994 a 2002.

Na dis­pu­ta pelo go­ver­no, os ata­ques tam­bém co­me­ça­ram. De­fen­so­res da can­di­da­tu­ra da se­na­do­ra Ro­sal­ba Ciar­li­ni (DEM) di­vul­gam áudio com gra­va­ção de uma su­pos­ta con­ver­sa do go­ver­na­dor Iberê Fer­rei­ra de Souza (PSB) com Agri­pi­no, na qual eles tra­ma­riam com­prar votos para a então can­di­da­ta a pre­fei­ta de Natal Wilma de Faria. Na­que­la cam­pa­nha, Iberê e Agri­pi­no tra­ba­lha­vam pela elei­ção de Wilma, que per­deu a dis­pu­ta con­tra Ga­ri­bal­di. O es­cân­da­lo ficou co­nhe­ci­do na­cio­nal­men­te como "Rabo de Palha".

Já os par­ti­dá­rios do go­ver­na­dor op­ta­ram pela di­vul­ga­ção de um pro­gra­ma elei­to­ral do PCB que acusa a se­na­do­ra Ro­sal­ba Ciar­li­ni (DEM) de ter des­via­do verba que seria des­ti­na­da à com­pra de am­bu­lân­cias, quan­do foi pre­fei­ta de Mos­so­ró. Os mi­li­tan­tes ibe­re­zis­tas ainda cri­ti­cam, por meio de tex­tos, a atua­ção da de­mo­cra­ta no Se­na­do.

Por en­quan­to não in­co­mo­da nas pes­qui­sas de opi­nião, o ex-prefeito de Natal, Car­los Eduar­do Alves (PDT), can­di­da­to ao go­ver­no, ainda não é ci­ta­do nos "vídeos-bombas" di­vul­ga­dos até agora. Mas, in­for­ma­ções ex­trao­fi­ciais dão conta que elei­to­res que não sim­pa­ti­zam com sua can­di­da­tu­ra já pre­pa­ram um re­la­tó­rio sobre o "es­cân­da­lo dos me­di­ca­men­tos", epi­só­dio em que foi des­co­ber­to o des­per­dí­cio de 10 to­ne­la­das de re­mé­dios oriun­dos de sua ges­tão.

http://www.correiodatarde.com.br/editorias/correio_politico-56363

Nenhum comentário:

Número de visitas