segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Lula vira centro das atenções na campanha eleitoral do RN


O operário que se transformou no presidente da República mais popular da história do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), virou o centro da disputa pelo governo do Rio Grande do Norte. Os candidatos da base governistas à sucessão estadual - o governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) e o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo (PDT) - buscam ligar seus nomes à imagem do presidente. A candidata de oposição, senadora Rosalba Ciarlini (DEM), evita confrontar os altos índices de aprovação do petista.

As discussções sobre saúde, educação, segurança e outras áreas de vital importância para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte passaram a ficar em segundo plano na campanha. Em vez de destacar as propostas para um futuro governo, os candidatos enfatizam quem é a favor ou contra Lula, pois isso gera mais dividendos eleitorais do que as propostas de governo.

Os governadoráveis aliados do presidente argumentam que o Estado terá mais sucesso se um deles for eleito  e a ex-ministra Dilma Roussef (PT), que lidera todas as pesquisas de opinião pública, chegue à Presidência. Já candidata de oposição tem evitado ter sua imagem ligada ao candidato a presidente pelo PSDB, José Serra. A democrata achou uma forma de "ficar de bem" com o eleitorado lulista tem elogiado medidas do governo do PT.

Como o DEM é o principal partido de oposição ao presidente, os governistas criticam as posições da bancada do partido no Congresso Nacional, da qual Rosalba faz parte, sempre contra os projetos do governo. A propaganda política de Iberê, inclusive, critica as posições da candidata. O "calo no pé" da senadora tem sito a posição da legenda contra o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Bolsa Família.

Embora o Democratas tenha votado contra os projetos, Rosalba diz que é a favor. O senador José Agripino (DEM), candidato à reeleição, também. A estratégia da democrata é prometer fazer réplicas estaduais dos dois programas, pelo fato de as medidas serem responsáveis por grande parte da aprovação de Lula. Durante debates com a sociedade, a candidata prometeu criar o Prouni estadual e o suplementar o valor do Bolsa Família recebido pelas famílias potiguares.

No guia eleitoral do rádio, a "briga" em torno de Lula fica mais evidente. O programa de Carlos Eduardo enfatiza que ele está com o presidente desde 1989. A produção de Iberê disse, na última quarta-feira (18), que "tem uma candidata que está a quatro anos no Senado votando contra Lula". A equipe do governador destacou que o partido dela é contra o Bolsa-familia. Também diz que o DEM é o "maior inimigo de Lula e Dilma". A propaganda prega que "quem está com Lula está com Iberê".

O programa do candidato também sugere que a candidata do DEM está sendo oportunista. "Agora que Lula está bem [avaliado], a senhora [Rosalba] se faz de inocente. Ó minha flor, preste atenção", diz um trecho da propaganda do candidato da coligação "Vitória do Povo". Rosalba rebateu as afirmações do socialista. Também na propaganda do rádio, a democrata reforçou que é favorável aos projetos do PT.

O programa de rádio de Rosalba acusou, ontem, "os adversários" de mentirem a respeito de uma suposta posição contrária da senadora em relação ao benefício. "Os adversários de Rosalba já começaram a mentir. Andam dizendo por aí que ela é contra o Bolsa Família", rebateu o locutor da "Força da União". Em seguida, a candidata se manifestou. "Sempre fui a favor dos programas sociais, por isso sou a favor do Bolsa Família", disse a senadora.

Na tendência que a campanha segue, os candidatos trocarão farpas sobre o posicionamento nacional durante toda a campanha. De formas diferentes, os três principais candidatos ao governo estão passando para o eleitorado que o mais importante não é o que será feito pelo futuro do Estado, mas se o candidato é, foi ou será contra o maior fenômeno de popularidade da história política brasileira.

Nenhum comentário:

Número de visitas