sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Rosalba aceita participar de debate eleitoral pela primeira vez

A Band Natal realizará o primeiro debate entre os candidatos ao governo das eleições deste ano na próxima quinta-feira (12). O embate marcará a primeira participação da candidata Rosalba Ciarlini (DEM) em um debate eleitoral. Apesar de ter sido prefeita de Mossoró três vezes, a candidata nunca havia aceitado participar de um confronto direto contra seus adversários.

O debate será realizado às 22h, no Versailles Recepções e Eventos, em Cidade Jardim. Foram convidados para o embate os candidatos de partidos que possuem representação no Congresso Nacional (CN). Além da Rosalba, confirmarão participação Carlos Eduardo Alves (PDT), Roberto Ronconi (PTC), Iberê Ferreira de Souza (PSB), e Sandro Pimentel (PSOL).

O confronto será ao vivo. Além de Rosalba, também serão estreantes o governador Iberê, que tenta reeleição, e Roberto Ronconi. Os dois nunca haviam disputado uma eleição majoritária. Por isso, não tinham sido convidados para debates, diferente da democrata, que não havia participado de embates por opção. Carlos Eduardo e Sandro Pimentel já possuem experiências anteriores.

A Band Natal prevê a duração de duas horas para a discussão de idéias. O debate será dividido em cinco blocos. "A novidade este ano [em comparação com 2008] é a ampliação do tempo destinado às respostas. Por exemplo, no primeiro bloco, cada candidato terá um minuto e meio para responder e não um minuto como era antigamente. O mesmo acontece nas considerações finais. Antes era um minuto e meio, e agora serão dois minutos", destacou a diretora de jornalismo da Band, Jaqueline Cordeiro.

Durante o primeiro bloco, os candidatos responderão a uma única pergunta elaborada pela equipe da emissora em parceria com um jornal local. A ordem dos candidatos já foi definida por sorteio. O primeiro a responder será Sandro Pimentel. Em seguida, Rosalba Ciarlini, Roberto Ronconi, Carlos Eduardo e, por último, o governador Iberê. Cada candidato terá um minuto e meio para a resposta.

No segundo e terceiros blocos os candidatos farão perguntas entre si. Cada concorrente terá 30 segundos para perguntar. As respostas serão dadas em um minuto e meio. As réplicas e tréplicas terão um minuto cada. A ordem de perguntas dos governadoráveis será definida ao vivo e por sorteio, pelo mediador. O candidato é quem escolhe o outro que vai responder ao seu questionamento.

No quarto bloco, dois jornalistas, um da Band e o outro de um jornal local, farão perguntas para todos os candidatos. No quinto e último bloco, cada candidato terá 2 minutos para as considerações finais.

Matéria de minha autoria publicada no Correio da Tarde

Nenhum comentário:

Número de visitas