quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Vagner Araújo: o vice que não influi nem contribui

Apesar de a coligação "Vitória do Povo" ter escolhido o ex-secretário da Casa Civil Vagner Araújo para compor a chapa do governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) levando em conta o fato de o vice ser da Região Oeste, o nome dele não surtiu o efeito esperado para a chapa do governador.

De acordo com a pesquisa Start/CORREIO DA TARDE, publicada na última segunda-feira, a senadora Rosalba Ciarlini (DEM), candidata de oposição, possui 66,7% das intenções de voto no Oeste. Enquanto isso, Iberê apareceu com apenas 13,8%. Ex-prefeita de Mossoró, Rosalba tem o Oeste como reduto eleitoral. Iberê luta para, pelo menos, diminuir essa vantagem.

Conhecido como um nome técnico, Vagner Araújo tem atuação política modesta, até mesmo no Oeste, onde foi prefeito da cidade de Lucrecia, que possui pouca representatividade eleitoral. A estratégia do governo de colocá-lo como representante oestano para equilibrar a disputa no reduto da democrata não funcionou.

Vagner foi escolhido para compor a chapa de última hora e como plano B. O sistema governista queria mesmo é que a deputada estadual Larissa Rosado (PSB) assumisse a vaga, mas ela não aceitou. A rejeição de Larissa, que já não era a vice dos sonhos do governador, que sonhava com o nome João Maia, foi como um golpe acertado nele.

Como as possibilidades de candidatura de Vagner Araújo a deputado federal e a suplente de senador já tinham sido abortadas o PSB e Larissa recusou o convite, o grupo governista o encaixou na vaga de vice, ainda com esperanças de que ele pudesse agregar politicamente à chapa, o que a pesquisa mostrou não ter ocorrido.

Durante o processo de escolha do vice, o candidato a deputado federal Adenúbio Melo (PSB), que é vereador em Natal, defendeu a indicação de um nome do seguimento evangélico, com potencial de influência em um eleitorado que passa das 400 mil pessoas. Mas o pensamento dele não foi aceito pelo grupo.

O nome mais cotado para a vaga era o do pastor Miranda (PSB), que depois de ser descartado aderiu à candidatura de Rosalba. Com atuação política em Açu e no Oeste, Miranda agora leva o nome da democrata aos evangélicos liderados por ele. Adenúbio Melo ainda tenta reverter a situação.

Para mudar o cenário do Oeste, o grupo governista, de acordo com informações extraoficiais, prepara uma força-tarefa de todos os apoiadores da candidatura de Iberê. A militância vermelha promete intensificar a campanha nos municípios oestanos para levar para o governador os votos que a escolha do vice poderia ter gerado e não gerou.

Agreste

Se no Oeste o efeito da escolha do vice ficou aquém do esperado, o mesmo se repete no Agreste, reduto eleitoral de Robinson Faria (PMN), vice de Rosalba. A região do vice de Rosalba é a que mostra o governador Iberê melhor avaliado. Por essa, a oposição não esperava.

Nenhum comentário:

Número de visitas