terça-feira, 8 de setembro de 2009

Lideranças deverão repetir composições nacionais na eleição local

Apesar de os políticos locais se colocarem “à disposição” para conversar com todos os partidos, os caminhos que as lideranças do Estado estão tomando levam à repetição do palanque nacional nas coligações que serão firmadas no Rio Grande do Norte. Na prática, só as lideranças do PMDB, partido presidido pelo deputado federal Henrique Eduardo, não estão satisfeitas com essa tendência.

Mesmo Henrique acenando para o rumo governista que o PMDB tomará em 2010, o senador Garibaldi Filho (PMDB), que não se considera aliado de Lula, e as bases eleitorais do parido preferem firmar aliança com DEM e PSDB, apoiando a candidatura da senadora Rosalba Ciarlini (DEM) ao governo. No entanto, o presidente do partido, um dos mais fervorosos governistas, é quem vai decidir o futuro da legenda no Estado.

Apesar da resistência das bases do PMDB, a possibilidade de aliança é crescente entre os governistas. Os partidos que integram a base aliada do presidente Lula (PT) no Rio Grande do Norte estão afinados. As legendas aliadas já confirmaram apoio à candidatura presidencial da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef (PT), e se propuseram a firmar aliança local para lançar uma candidatura ao governo que unifique o grupo.

A indefinição na base se dá por causa da possibilidade de o PSB lançar candidatura à presidência da república. O deputado federal Ciro Gomes (PSB) tem dito que não abre mão de sua candidatura. Caso o projeto do deputado se confirme, a aliança local do da governadora Wilma de Faria (PSB) com os partidos aliados do presidente Lula (PT) ficará impossibilitada, o que não está nos planos da pessebista, que pretende ser candidata ao Senado pelo grupo lulista.

Atualmente, os governistas do Estado possuem quatro pré-candidatos ao governo – o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo (PDT), o vice-governador Iberê Ferreira (PSB), o deputado federal João Maia (PR) e o presidente da Assembleia Legislativa, Robinson Faria (PMN).

O PT, representante da composição nacional que une as siglas no estado, está promovendo uma série de encontros com os governadoráveis para cobrar o apoio à Dilma, já confirmado por Carlos Eduardo e João Maia, além de desejado por Iberê, que defende a desistência da candidatura de Ciro Gomes em prol da candidatura petista.

Na próxima sexta-feira, 11, Robinson Faria fecha a série de debates com os petistas. Em um café da manhã, no hotel Maine, em Natal, Robinson vai confirmar apoio a Dilma e debater suas ideias para o Estado. Até agora, os petistas aprovaram todos os governadoráveis. O requisito principal para ter a aprovação do PT é confirmar o voto em Dilma nas eleições de 2010.

PSDB e DEM confirmam união no Estado para as eleições de 2010

Na oposição, a parceria entre PSDB e Democratas para a eleição de 2010 está cada vez mais firme no Estado. A saída de Geraldo Melo do ninho tucano aproximou as duas legendas. No último sábado (5), líderes do DEM participaram do seminário RN 45, em Pau dos Ferros. Lideranças tucanas da região do Alto Oeste foram prestigiadas por parlamentares e prefeitos do Democratas, que ressaltaram a importância de manter a postura no âmbito nacional também no plano local.

A exceção da tendência que seguem os partidos é o PPS, que apesar de afinado com as legendas de oposição nacionalmente, caminha com os aliados da base governista no Rio Grande do Norte, apesar de ter confirmado apoio à candidatura tucana à presidência da república. Entre os partidos propensos a firmarem aliança com a oposição está o PV da prefeita de Natal, Micarla de Sousa (PV). Os verdes deverão lançar candidatura própria à presidência, mas caminham afinados com DEM e PSDB no Estado.

Durante o encontro dos tucanos na Região Oeste, o deputado federal Rogério Marinho, que assume a presidência do PSDB em outubro, garantiu aos correligionários e aos membros do DEM presentes ao encontro que a aliança entre as duas legendas será formalizada assim que tomar posse no comando do partido.

"Nossas afinidades e objetivos comuns demonstram que, com certeza, estaremos unidos na disputa de 2010", disse o tucano.

O prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rego (DEM), presente ao evento do PSDB, afirmou que a presença dele no RN 45 é uma demonstração da solidariedade e retrato da parceria entre os partidos. “Parceria que já era uma realidade em nível nacional e agora também é no Estado”, completou Rego.

A opinião do prefeito foi compartilhada pelos demais representantes do Democratas, que dividiram o espaço da Câmara Municipal de Pau dos Ferros com vereadores, prefeitos e vice-prefeitos do PSDB da região do Alto Oeste. A senadora Rosalba Ciarlini, os deputados Getúlio Rego e Felipe Maia também manifestaram satisfação com o crescimento do PSDB no Rio Grande do Norte.

“Existe, nesse momento, uma afinidade que eu sentia muita falta entre o PSDB e o DEM. Queremos estar juntos. Unidos em um palanque forte de cabo a rabo, do presidente à governadora”, disse o deputado Felipe Maia, exaltando, em seguida, o nome de Rosalba Ciarlini como “futura governadora do Rio Grande do Norte”, ao contrário do pai, senador José Agripino (DEM), que ainda não admite a candidatura da parlamentar.

Ao discursar no RN 45, Rosalba também exaltou a união das duas siglas e parabenizou Rogério Marinho pelo fortalecimento do PSDB no Estado. “O esforço que vejo em você, Rogério, para fazer o PSDB crescer no Rio Grande do Norte com coerência, faz com quê minha presença aqui seja obrigatória. Temos que fazer isso mesmo, que é discutir com a população e refletir o pensamento do povo”, discursou a senadora.

Foto: Alberto Leandro

Nenhum comentário:

Número de visitas