sábado, 12 de setembro de 2009

UP vai procurar Iberê para propor união da base governista

Depois de conversar com a governadora Wilma de Faria (PSB), ontem, na residência oficial, a Unidade Potiguar – formada pelo presidente da Assembleia Legislativa (AL), Robinson Faria (PMN), e os deputados federais João Maia (PR), Henrique Eduardo (PMDB) e Fábio Faria (PMN) – marcou reunião, para a próxima terça-feira (15), com o vice-governador Iberê Ferreira de Souza (PSB), no intuito de articular união com o pessebista para as eleições de 2010.

O objetivo do grupo é firmar um pacto com o vice-governador e, posteriormente, com o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT), para que os governistas utilizem as pesquisas eleitorais e a capacidade de articulação de apoios políticos como critérios de escolha do candidato ao governo que representará a base do presidente Lula (PT) no Rio Grande do Norte no pleito eleitoral do próximo ano.

Robinson Faria já adiantou que a união só será possível se o candidato melhor avaliado pela população – entre ele, João Maia, Iberê e Carlos Eduardo – for referendado pela base governista. Caso seja preterido pelo sistema wilmista tendo as melhores condições para vencer a eleição, o deputado do PMN anunciou que sairá candidato independente.

Durante a reunião de ontem com Wilma de Faria, “foram colocadas as cartas na mesa”. Os membros da Unidade Potiguar explicaram que a criação do grupo não foi uma medida para romper com governo, mas sim reforçar o peso dos partidos que compõem o bloco – PR, PMN, PP e PMDB – na aliança que será firmada. Eles querem participar das discussões, em vez de acatar decisões.

O principal pleito da UP é o estabelecimento de critérios, em consonância com os quatro governadoráveis, para definir o candidato. Robinson Faria disse, após o encontro com Wilma, que a reunião serviu para unir o sistema liderado por Wilma. “A reunião foi muito interessante porque houve um desarmamento. Mostramos que a UP não foi formada com o objetivo de dividir e nem de tentar impor candidatura. Pelo contrário, ela foi criada para estabelecer convivência com vistas a 2010”, declarou o deputado.

Robinson Faria também informou que a intenção da pessebista é definir o candidato da base ainda neste ano. Segundo ele, a UP apoiou a decisão. “A Unidade Potiguar com confiança, cumplicidade, afinidade poderá entrar o ano de forma consensual com essa candidatura”, afirmou Robinson, sobre o nome que será definido por Wilma.

Ao avaliar o encontro, a governadora disse, em Mossoró, que o grupo caminha para o consenso. No entanto, Wilma não está convencida de que a pesquisa de opinião pública é a melhor forma de definir o nome do candidato. “Pesquisa é uma realidade de hoje. Amanhã é outra. É preciso um bom projeto, experiência, e vai contar a capacidade de liderança, a continuação das obras importantes que o nosso governo tem feito e, naturalmente, a capacidade do candidato de crescer”, declarou.

A pessebista minimizou a liderança da senadora Rosalba Ciarlini (DEM) em todas as pesquisas, até o momento. Segundo ela, isso ocorre porque seus governadoráveis ainda não foram para as ruas. “Hoje, a situação de pesquisa ainda é incipiente, até porque esses candidatos ainda não estão nas ruas, diferente de outras pessoas que estão dizendo que são candidatos”, concluiu.

Foto: Alberto Leandro

Nenhum comentário:

Número de visitas