sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Iberê defende apoio do PSB à candidatura de Dilma Roussef

Durante o segundo encontro da série de debates realizados pelo diretório estadual do PT com os pré-candidatos ao governo pela base de Lula no Estado, na manhã de hoje, no hotel Maine, o vice-governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) defendeu o apoio do seu partido à candidatura da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef (PT), à presidência da república.

Após o encontro, realizado sem a presença da imprensa, o vice-governador disse, em entrevista ao CORREIO DA TARDE, que o PSB nacional pretende permanecer na base aliada do presidente Lula (PT) e marchar junto com ele em 2010. “Pelo que tenho conversado com o partido, existe a intenção de permanecer na base governista e apoiar Dilma. Sou defensor dessa aliança. Luto por uma unidade dos que compõem o governo”, declarou Iberê.

O vice-governador também comentou o engajamento de demais membros do PSB em torno de sua candidatura. Há cerca de um mês, Iberê tinha reclamado da falta de apoio dos seus companheiros de sigla. Após o encontro da legenda, no último sábado (22), em que a governadora Wilma de Faria (PSB) exaltou sua importância para a agremiação, o governadorável sentiu respaldo partidário para sua caminhada.

“O apoio do PSB eu já tenho. Preciso conquistar os partidos aliados, para que formemos um bloco forte com todos que compõem o governo”, ponderou o pré-candidato ao governo, que disputa a indicação da base lulista para concorrer ao cargo com o deputado federal João Maia; o presidente da Assembléia Legislativa, Robinson Faria (PMN); e o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo (PDT).

Ao apresentar suas ideias, o vice-governador dividiu suas propostas de governo em duas fases: a primeira, quando assumirá provisoriamente a administração estadual (no próximo ano, depois que a governadora deixar o Executivo para candidatar-se ao Senado); e a segunda, após as eleições. “Eu quero construir um projeto de governo junto com vocês do PT”, afirmou.

Iberê considerou o encontro positivo para sua pré-candidatura. Ele disse que o debate com os membros do PT foi proveitoso para a apresentação de ideias e discussão do Rio Grande do Norte. O pessebista contou que sua afinidade com o PT existe desde o primeiro governo de Wilma, quando foi secretário de agricultura. “O encontro com o PT foi satisfatório. Esse evento mostra o amadurecimento do partido em discutir as idéias dos pré-candidatos”, avaliou.

Entre os governadoráveis da base, o PT já debateu com Carlos Eduardo, na última segunda-feira (24), e Iberê Ferreira, nessa manhã. Na próxima semana, estão confirmados encontros com João Maia, na próxima segunda-feira (31), e Robinson Faria, na sexta-feira (4). Após essa série de debates, o PT espera definir posicionamento sobre qual candidato o partido prefere que represente o grupo em 2010.

Fátima diz que segurança pública é desastrosa

Apesar de o encontro do vice-governador com os membros do PT ter sido realizado sem a presença da imprensa, o CORREIO DA TARDE conseguiu acompanhar alguns momentos do debate. Durante o evento, a deputada federal Fátima Bezerra (PT) fez críticas contundentes à segurança pública do Estado.

De acordo com a fonte, a deputada afirmou que a segurança do Rio Grande do Norte é desastrosa. Segundo a fonte, a deputada justificou sua constatação dizendo que consultou “vários formadores de opinião, que foram unânimes em criticar a insegurança no Estado”. A crítica de Fátima Bezerra veio a endossar as reivindicações que o deputado estadual Robinson Faria (PMN) fez ontem, na Assembléia Legislativa (AL), sobre o baixo efetivo policial do RN. O mesmo discurso também é entoado pelos partidos de oposição à governadora Wilma de Faria.

Apesar das críticas á segurança, Fátima Bezerra disse a Iberê que é intenção tanto do líder petista, Geraldo Pinto, como do diretório local caminhar com os liderados da governadora Wilma de Faria a campanha inteira. “Queremos marchar junto com o PSB ainda no primeiro turno”, frisou.

Mineiro diz que segundo governo de Wilma foi pior do que o primeiro

Nossa fonte que esteve no evento também informou que o deputado estadual Fernando Mineiro (PT) comparou os dois mandatos da governadora Wilma de faria e considerou o segundo governo mais deficiente que o primeiro. Após o debate, em entrevista ao CORREIO DA TARDE, o deputado explicou o teor de sua avaliação.

“O segundo governo tem mais travas do que o primeiro. Essas travas podem ser corrigidas durante o decorrer do ano. Ainda tem tempo para concluir a gestão e podemos acertar o que está faltando”, disse o petista, ao ser questionado sobre a avaliação que fez no decorrer do debate.

Perguntado quais seriam suas sugestões para que essas “travas” fossem retiradas do governo, o deputado disse que a estrutura governista precisa de um trabalho mais integralizado. “Haverá mais eficácia se houver mais integração, tanto entre as esferas do poder, quanto entre os próprios setores do governo”, afirmou.

Correio da Tarde: http://www.correiodatarde.com.br/editorias/correio_politico-47041

Nenhum comentário:

Número de visitas