quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Robinson Faria é sabatinado pelo nominuto.com

O deputado estadual e pré-candidato ao Governo do Estado Robinson Faria (PMN) [foto] foi o entrevistado na noite de ontem, 18, pela equipe de jornalistas do portal de notícias No Minuto.com (http://www.nominuto.com/). A sabatina foi realizada no auditório da Fiern. À primeira pergunta, sobre por que se sente preparado e por que o seu nome já está posto como governadorável nessa fase de pré-campanha eleitoral, o deputado disse que, sem querer ser pretensioso, sua trajetória política de mais de 20 anos é uma das grandes responsáveis pelo seu nome estar sendo lembrado, inclusive por ter sido duas vezes seguidas o deputado mais votado do Rio Grande do Norte. O deputado disse que hoje, tendo aliado experiências na vida pública e privada se sente preparado e amadurecido para se colocar como uma opção a mais para o governo do estado.

Quando questionado pela jornalista Delma Lopes acerca de uma declaração passada, onde afirmou que sua candidatura era um bilhete só de ida, Robinson disse que ratificava seu propósito de se candidatar a governador do RN e que mantinha seu posicionamento em sintonia com o clamor que vem das ruas:

“Um candidato a governador tem que ter dois pilares básicos, duas vertentes. A primeira é o sinal da rua, o grito das cidades, dos bairros de Natal. A outra vertente é até redundância, todo mundo sabe que tenho um grupo muito forte. Tenho condições de aglutinar muitas forças para caminhar comigo, uma legião de prefeitos que estão ao meu lado”, afirmou, citando que mesmo antes da recém-formada Unidade Potiguar, que agregou o PMDB, um dos partidos mais fortes do estado, o seu grupo, já formado pelo PMN, PP e PTB, era bastante forte, e deu exemplos citando dezenas de prefeitos de cidades expressivas, bem como o fato dos deputados federais Fábio Faria e João Maia alcançarem juntos quase 400 mil votos nas últimas eleições.

Diferencial

O parlamentar também disse que um dos diferenciais dessa aliança é o fato dela não surgir já lançando uma chapa para 2010. “Nossa Unidade Potiguar nasceu sem nenhuma amarra, por isso que ela tem legitimidade. Nasceu para discutir com o povo programas de governo. E depois de ouvir a população vamos formatar uma chapa para apresentar ao povo em 2010. Ela não tem vetos, não é restritiva e está aberta ao diálogo” disse.

A sabatina foi marcada por muitos momentos de descontração. O deputado também falou acerca dos projetos de sua gestão à frente da presidência da Assembléia. O Centro de Estudos e Debates, um dos mais dinâmicos no país, foi um dos exemplos: “Essa é uma marca importante da minha administração. Hoje temos verdadeiramente uma parceria com o povo”, disse, citando outras ações da Casa, como o Assembléia Cultural, Al Cidadã, o Festival da Canção e um dos mais recentes, o Instituto do Legislativo Potiguar, para capacitação e qualificação dos servidores da Casa, das câmaras municipais e futuramente aberto à população em geral.

Sobre um projeto em particular, o Cidadão sem Fome, o deputado disse que considera um dos mais importantes de sua carreira. Quando questionado sobre se considera que houve alguma demora do governo em agilizar o seu funcionamento, disse que realmente houve uma demora, mas não iria culpar ninguém, pois o credenciamento dos fornecedores é um trâmite demorado, devido às exigências legais, como o selo do Inmetro e fez um apelo público para que o Cidadão sem Fome tenha mais publicidade no rádio e na TV, a fim de se tornar mais conhecido entre a população.

Empréstimo

Indagado sobre a aprovação na AL de empréstimos para o governo, Robinson disse que um deles, o de R$ 167 milhões, foi anexado a um plano de metas, também uma promessa do presidente Lula aos governadores pela perda de receitas e que sua aprovação era uma obrigação dos deputados, para ajudar Wilma a governar.

Já nos momentos finais da entrevista, ao fazer uma análise do governo Wilma, disse que considera ter havido grandes avanços, mas também enfrentou dificuldades: “O primeiro foi muito bom, tanto é que ela foi reeleita. A área social tem projetos fantásticos. Wilma tem uma visão de apoio aos municípios”, afirmou Robinson, que considera a saúde o ponto mais frágil da sua administração.

Propostas

Encerrando a sabatina, o deputado voltou a falar em segurança pública e da sua admiração pelo projeto Ronda do Quarteirão, executado em Fortaleza: “Segurança é tecnologia”. Falou também acerca da saúde, sobre a necessidade dos municípios contarem com hospitais equipados para atender à baixa e média complexidade. “Temos que também aprovar a PEC 29 (Proposta de Emenda à Constituição) para poder redistribuir o dinheiro e poder injetar dinheiro na saúde. Se eu não for candidato a governador estarei ainda na política, estarei com o povo. Quero ter essa oportunidade e espero que eu tenha”.

Foto: Alberto Leandro

Nenhum comentário:

Número de visitas