domingo, 16 de agosto de 2009

Pesquisa Ibope

Carlos Eduardo é favorito entre pré-candidatos governistas

Se o critério de escolha do candidato a governador que representará a base do presidente Lula (PT) no Rio Grande do Norte for mesmo as pesquisas eleitorais, o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (PDT) é hoje o favorito a concorrer ao cargo.

No último levantamento, realizado entre os dias 8 e 9 desse mês, pelo instituto Ibope, o ex-prefeito aparece em segundo lugar na pesquisa estimulada (na qual o entrevistador apresenta os nomes dos candidatos ao entrevistado), escolhido por 13% do eleitorado.

Carlos Eduardo fica atrás apenas da pré-candidata da oposição, senadora Rosalba Ciarlini (DEM), que lidera a corrida com 40% das intenções de voto. O pedetista é seguido pelo presidente da Assembleia Legislativa (AL), Robinson Faria (PMN), que tem 11%; o vice-governador Iberê Ferreira de Souza com 9%; e o deputado federal João Maia, citado por 8% dos entrevistados.

Os eleitores que optaram pelas opções branco e nulo somam 14%. Dos entrevistados, 5% não souberam ou preferiram não opinar. Apesar de o ex-prefeito ser o favorito entre os pré-candidatos da base de Lula no Estado, a pesquisa revela que todos têm chances de viabilizar suas candidaturas, devido à proximidade do percentual de votos que cada um tem, ficando dentro da margem de erro. O quadro está ainda mais indefinido. Os pré-candidatos têm até o ano que vem para consolidarem suas candidaturas.

Caso seja confirmada a união da base do presidente Lula em Natal, com a soma dos quatro pré-candidatos governistas em um só palanque, o potencial eleitoral deles juntos já supera a senadora Rosalba. Somadas as intenções de votos dos que pretendem se candidatar com o apoio da governadora Wilma de Faria (PSB), a base tem 41% da preferência do eleitorado contra 40% da democrata. O dado mostra que se a base partir unida, a eleição será acirrada.

A pesquisa, que ouviu 812 eleitores em todo o Estado, foi encomendada pelo PMDB e divulgada pelo jornalista Ricardo Rosado, assessor de imprensa do deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB), ontem à noite, no blog fator RRH, escrito por ele.

Além da pesquisa estimulada para o governo, o Ibope trouxe os números da espontânea (na qual o eleitor não tem acesso às opções de candidatos e deve lembrar-se espontaneamente), da corrida pelo senado e da preferência de alianças do eleitor.

Nenhum comentário:

Número de visitas