quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Jácome deixa liderança do governo na AL

O deputado estadual Antônio Jácome (PMN) deixou, na última terça-feira (25), a liderança do governo do Estado na Assembléia Legislativa (AL), no intuito de se dedicar às suas bases eleitorais, com vistas às eleições de 2010, quando concorrerá à reeleição.

Em entrevista ao CORREIO DA TARDE, o parlamentar disse que tomou essa decisão porque a liderança do governo exigia uma presença contínua na AL, o que o impossibilitava de aproximar-se do eleitorado.

Jácome disse que a governadora Wilma de Faria (PSB) entendeu as suas razões e aceitou suas justificativas para deixar a liderança. Segundo ele, a decisão não afetará seu relacionamento com a chefe do executivo estadual.

No entanto, informações extraoficiais de pessoas ligadas ao parlamentar dão conta que o verdadeiro motivo da entrega da liderança foi a insatisfação do deputado com o veto da governadora ao projeto, de sua autoria, que proíbe o tabagismo em ambientes fechados.

O deputado nega que essa seja a verdadeira causa de sua saída. “Não ficou nenhuma mágoa minha em relação à governadora. Nossa relação é ótima. Ela, inclusive, prometeu mandar para a Assembléia um projeto semelhante ao meu”, contou.

Histórico

Antônio Jácome foi vice-governador no primeiro mandato de Wilma, de 2003 a 2006. Na campanha em que a governadora foi reeleita, o deputado rompeu com a peessebista no segundo turno das eleições para apoiar o então candidato Garibaldi Filho (PMDB).

Após o início do segundo governo, Jácome voltou a conversar com a gestora e aderiu à base do governo, tornando-se líder da administração estadual na Casa Legislativa. Agora, o deputado deixa a liderança para trabalhar sua candidatura.

Novo Líder

Até o fechamento desta edição, a governadora Wilma de Faria ainda não tinha definido o nome do substituto de Jácome na liderança do seu governo. A expectativa é para que o deputado estadual Gustavo Carvalho (PSB) assuma o comando da bancada governista na AL.

Gustavo Carvalho é um dos homens de confiança da chefe do executivo estadual. O pessebista ocupou o Gabinete Civil e era o líder de Wilma antes de exercer a função de secretário.

Nossa equipe de reportagem tentou entrar em contato com o deputado, que está em Brasília e não pôde nos atender durante a manhã de hoje.

Ele deve retornar a Natal hoje a tarde ou amanhã de manhã, quando se pronunciará sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Número de visitas