terça-feira, 18 de agosto de 2009

Lina Vieira diz que arrecadação não caiu durante sua gestão

Em depoimento à Comissão de Constituição de Justiça do Senado Federal, na manhã de hoje, a ex-secretária da Receita Federal, Lina Vieira, disse que o motivo que foi divulgado para sua demissão (a queda de arrecadação) é mentiroso.

Após fazer uma apresentação de sua carreira na área tributária, a ex-secretária da Receita Federal Lina Vieira listou uma série de ações e dados para demonstrar que, ao contrário do que foi divulgado pela imprensa e que teria sido um dos motivos de sua exoneração, não houve redução de arrecadação durante o período em que esteve à frente do órgão.

Ela informou, por exemplo, que a arrecadação do 1º semestre de 2009 não pode ser comparada com o período semelhante de 2008, quando, segundo ela, houve um crescimento irreal de receitas advindas de tributos, em função do que denominou de uma "bolha atípica na economia".

Durante o primeiro semestre de 2009, explicou a ex-secretária, ainda que estivesse ocorrendo uma crise do sistema financeiro, houve um crescimento real de 3%das arrecadações tributárias, período em que ela dirigiu a Receita Federal.

Ao comentar a importância do depoimento de Lina Vieira, o senador José Agripino Maia, líder do DEM no Senado, destacou a isenção e a importância da ex-secretária para esclarecer o uso político da Receita Federal para beneficiar aliados do governo. O senador disse que se a ministra contestar o que for dito por Vieira será chamada para prestar esclarecimentos, posteriormente.

Nenhum comentário:

Número de visitas