domingo, 16 de agosto de 2009

Vereadores de Natal debatem aumento na tarida de água

Em audiência pública realizada na última sexta-feira (14), proposta pelo vereador Luís Carlos (PMDB), os vereadores debateram com a população o aumento da tarifa de água no Município do Natal.

De acordo com a Companhia de Águas e Esgoto do Rio Grande do Norte (Caern), foi elaborado um estudo com o objetivo de apresentar uma porcentagem viável para o aumento da tarifa baseado em resolução do Conselho Municipal de Saneamento Básico de Natal (Consab), de 25.01.08.

A Caern contratou um grupo de profissionais da Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura (FUNPEC) que apresentou uma previsão de aumento de 20,54%. Esse estudo foi analisado pela Agência Reguladora de Saneamento Básico de Natal(Arsban) que diminuiu um ponto percentual do valor.

Quando submetido ao Consab, esse percentual caiu para o valor de 14,2% por ter sido desconsiderado a reposição inflacionária. O reajuste está aprovado pelo Consab, refletindo no bolso do consumidor já no mês de setembro quando pagará a conta do consumo de agosto. Desse percentual, 12,6% será destinado para restabelecer as finanças da Caern e o restante representa a inflação do período.

Participaram da audiência o secretário de Planejamento Municipal e presidente do Consab, Augusto Carlos Viveiros, representantes da caern, Arsban e os vereadores Raniere Barbosa (PRB), Hermano Morais(PMDB), Sérgio de Andrade (PP - Parnamirim).

Fonte: Câmara Municipal de Natal
Foto: Elpídio Júnior

Nenhum comentário:

Número de visitas